O excesso de informação leva ao esquecimento

O tema da palestra que abriu o ContenTalks, um congresso sobre Marketing de Conteúdo que aconteceu entre os dias 14 e 17 de setembro na internet, foi Como reunir tanta informação, priorizar e colocar tudo em prática. Na oportunidade, o especialista em produtividade Evandro Mazuco deu dicas de como é possível administrar melhor o tempo e produzir mais.

 A internet é mestre em desviar a atenção. O problema é que ou você domina a si mesmo ou ela é quem domina você. “O inimigo mais poderoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo”, esse pensamento de Nietzsche traduz a essência da coisa.

O que eu faço para administrar o tempo e não procrastinar? Foco e disciplina.

Todas as manhãs quando ligo o computador para trabalhar a primeira coisa que faço é acessar um site que disponibiliza filmes para download – apesar do Netflix existir, não abandonei esse hábito. Feito isso, às vezes passo bem rapidinho na página do Facebook para ver umas “figurinhas”, mas nunca excedo o tempo de cinco minutos. Não fico mais tempo que isso porque tenho que conquistar o mundo.

Se vou elaborar um mapa mental utilizo o serviço gratuito do MindMeister, muito fácil e prático. Mas para anotar coisas do dia a dia prefiro a velha agenda de papel. Gosto de ter um local disponível para anotar compromissos e consultar a qualquer momento sem depender de energia elétrica ou bateria recarregável. E assim, começo a trabalhar priorizando as tarefas mais importantes ou urgentes.

Depois do almoço, antes de descansar eu fico pelo menos dez minutos navegando no Twitter pelo smartphone. Pode parecer estranho, mas ao invés de seguir pessoas e buscar aumentar o número de seguidores, eu uso essa ferramenta para seguir jornais, revistas e as principais empresas de marketing digital e de conteúdo, que é o nicho do meu negócio. Fazendo isso, eu consigo ter acesso a um material que sem dúvidas contribui muito para mim como profissional.

No final da tarde, antes do meu cachorro me chamar para passear, é o horário que agendei para voltar a acessar o Facebook, mas ao invés de ficar descendo na timeline pra ver o que meus amigos estão postando, eu acesso o link feed das páginas, disponível na coluna da esquerda do site. É o local onde ficam armazenados todos os conteúdos das empresas que eu curti, uma ótima inspiração para quem trabalha com conteúdo.

Monique Gomes é jornalista freelancer, blogueira, cinéfila, isenta de glúten e certificada em Marketing de Conteúdo pela Rock Content.

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 156 outros seguidores

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 156 outros seguidores

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s