Homens denunciam propaganda da Bombril por ofensa à figura masculina

No novo comercial da Bombril protagonizado por Ivete Sangalo, Monica Iozzi e Dani Calabresa, o trio enfatiza o fato das mulheres assumirem vários papéis na rotina do trabalho e em casa. E afirmam:

“Toda brasileira é uma diva. A gente arrasa. Arrasa no trabalho, faz sucesso o dia todo e ainda deixa a casa brilhando”, diz Ivete. Quanto aos homens: “Ixe, esses daí nem com todos os produtos da Bombril para ajudar na casa”, disparam, dizendo que não dá nem para comparar. Então, Calabresa diz que dá para comparar sim: “Toda mulher é uma diva, e todo homem é ‘diva-gar’ (devagar). Foi o que bastou para o início de uma polêmica que desagradou os homens.

O caso foi parar no CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. As reclamações foram pelo fato da propaganda ser considerada uma ofensa à figura masculina e configurada como discriminatória de gênero.

Em nota, a Bombril disse que a campanha “foi estrategicamente desenvolvida para valorizar o protagonismo feminino” e que o vídeo “usa uma linguagem bem humorada para ressaltar o valor da mulher na sociedade brasileira e não tem a intenção de ofender os homens ao fazer uma brincadeira com a palavra diva”.

Quando foi a última vez que você ouviu um homem reclamar de se sentir ofendido com um comercial? Esse caso é um reflexo de como a nossa sociedade está se transformando. Por mais que seja uma campanha descontraída e bem humorada, os homens também estão sensíveis aos acontecimentos que os colocam como inferiores – um comportamento que pertencia exclusivamente às mulheres, aos gays, aos negros.

Enfim, o feminismo não deve colocar a mulher como adversária do homem. Ao mesmo tempo, o comercial deveria considerar que a tarefa doméstica é uma atividade do dia a dia de qualquer pessoa, seja homem ou mulher. Gente, que tipo de mulher se sente uma diva utilizando esponja de aço, sabão, água sanitária, detergente e amaciante? Onde está essa mulher? Precisamos encaminhá-la imediatamente para ser estudada em laboratório… 🙂

Monique Gomes é jornalista freelancer, blogueira, cinéfila, isenta de glúten e certificada em Marketing de Conteúdo pela Rock Content.

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 156 outros seguidores

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s