Uma jornalista na novela

jornalistaficcao

Será que eu vi direito ou tem uma personagem jornalista na nova novela das 7 da Globo, Geração Brasil? Poxa, que bacana. Pode ser que a tv, como cultura de massa, possa traduzir a importância dessa profissão e que ela seja mais valorizada.

O bom jornalista não tem a sorte de ser achado por um ‘olheiro’, aquela pessoa que identifica o potencial de alguém com talento e o presenteia com um tremendo empurrão na vida profissional, como acontece com modelos e esportistas.

Conheço pessoas que acabaram de se formar em jornalismo e seguiram outros caminhos totalmente diferentes por uma questão de sobrevivência. Fato semelhante ao da personagem Verônica Monteiro, vivida pela atriz Thaís Araújo – dei um google…

Na trama, a jornalista decide voltar a exercer a profissão. No capítulo que vai ao ar hoje, segundo o site GShow, ela vai investigar um suposto caso de racismo em uma universidade. Conversa com vários estudantes, inclusive o reitor. O diálogo que se segue com o professor acusado é este:

“No conselho, o que o senhor vai fazer pelos alunos negros?”. Irritado, o professor responde: “O mesmo que vou fazer pelos alunos brancos. Eu não faço distinção de cor”. Mas ela não se satisfaz e indaga com seu gravador. “Não é o que dizem as suas avaliações. O número de alunos negros reprovados pelo senhor é três vezes superior ao de alunos brancos. E como o senhor explica que essa alta incidência de reprovações de negros só aconteça na sua matéria?”

Taaaaammme!!!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s