Uma jornalista na novela

jornalistaficcao

Será que eu vi direito ou tem uma personagem jornalista na nova novela das 7 da Globo, Geração Brasil? Poxa, que bacana. Pode ser que a tv, como cultura de massa, possa traduzir a importância dessa profissão e que ela seja mais valorizada.

O bom jornalista não tem a sorte de ser achado por um ‘olheiro’, aquela pessoa que identifica o potencial de alguém com talento e o presenteia com um tremendo empurrão na vida profissional, como acontece com modelos e esportistas.

Conheço pessoas que acabaram de se formar em jornalismo e seguiram outros caminhos totalmente diferentes por uma questão de sobrevivência. Fato semelhante ao da personagem Verônica Monteiro, vivida pela atriz Thaís Araújo – dei um google…

Na trama, a jornalista decide voltar a exercer a profissão. No capítulo que vai ao ar hoje, segundo o site GShow, ela vai investigar um suposto caso de racismo em uma universidade. Conversa com vários estudantes, inclusive o reitor. O diálogo que se segue com o professor acusado é este:

“No conselho, o que o senhor vai fazer pelos alunos negros?”. Irritado, o professor responde: “O mesmo que vou fazer pelos alunos brancos. Eu não faço distinção de cor”. Mas ela não se satisfaz e indaga com seu gravador. “Não é o que dizem as suas avaliações. O número de alunos negros reprovados pelo senhor é três vezes superior ao de alunos brancos. E como o senhor explica que essa alta incidência de reprovações de negros só aconteça na sua matéria?”

Taaaaammme!!!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s