E agora, Ubajara? Vai deixar a peteca cair?

folha

Eu venho de um lugar onde a prática do jornalismo é uma tradição secular. Ubajara, antes mesmo de receber oficialmente o título de “cidade”, ou seja, na condição de vila, teve o seu primeiro jornal, todo escrito à mão. O ano era 1900. Não havia gráficas nem computadores. A máquina de escrever estava se popularizando.

Anos mais tarde, surgiram diversas outras publicações, todas advindas de pessoas que acreditavam que o jornalismo é uma revolução silenciosa capaz de informar e transformar. Em Ubajara há registros de periódicos produzidos através de prensas manuais, uma espécie de moldura na qual o texto era montado letra por letra – uma tarefa árdua.

Hoje, com o avanço da tecnologia e o advento das gráficas de impressão, por que não existe nenhum jornal circulando em Ubajara? Se estivessem vivas, o que diriam aquelas pessoas que publicavam jornais de forma artesanal?

Eu me orgulho de ter contribuído em perpetuar essa tradição em Ubajara, desde o ano de 1995, quando ingressei como redatora e editora no Informativo O Senhor da Canoa, do saudoso Edmundo Macedo. Em seguida, mergulhei fundo no meu projeto, Jornal Folha Ubajarense, que teve dois momentos distintos e culminou com o formato digital até 2012, quando decidi amarrar meu jegue em outra cidade.

[HUMOR] Leia também: A surpreendente história de Uba e Jara
Reza a lenda que foi numa tarde ensolarada de janeiro que Uba e Jara se conheceram. Uba, o índio, tomou o último gole do chá da folha de bamburral, porque estava se recuperando de uma terrível diarreia. Conheça a surpreendente história que origem ao topônimo UBAJARA.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s