O diálogo da publicidade com o seu público-alvo

bebe

Na década de 40 um anúncio publicitário do cigarro Marlboro foi impresso e veiculado em jornais e revistas com a mensagem acima. À esquerda, o texto diz: “Antes de me ninar, você deveria acender um Marlboro, mamãe”. No balãozinho da direita, o bebê diz: “Jesus, mamãe! Você está curtindo um Marlboro”.

É fato que naquela época as pessoas ainda não conheciam os malefícios do cigarro. Bom saber que nos tornamos mais inteligentes, mas hoje em dia ainda é possível observar erros terríveis na comunicação visual que deveria ser voltada para o público infantil.

Se você mora ou visita alguma cidade do interior, observe os desenhos que ilustram os equipamentos dos parques infantis que ora se instalam em praças ou espaços públicos. São desenhos de mulheres seminuas, escancaradamente sexualizadas. Qual é a criança que vai puxar a barra da saia da mãe e pedir: “Mamãe, eu quero ir naquele brinquedo que tem uma gostosa…”?

A comunicação, principalmente publicidade e propaganda, deve “falar” diretamente para o seu público-alvo. Nada de banalizar a mulher dessa forma para vender um serviço para o público infantil – no meu ponto de vista, nem pra vender cerveja. Quer mostrar mulheres nuas? Vai vender filme pornô para os adultos.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s