Outro dia eu estava assistindo ao programa Saia Justa, no canal GNT. As apresentadoras falavam sobre o relacionamento entre alunos e professores.
É que os profissionais da educação são chamados de ‘tia’ ou ‘tio’ nos primeiros anos do ensino fundamental.
Durante a entrevista, foram citados trechos de um livro do Paulo Freire (Professora, Sim. Tia, Não).
Fiquei em êxtase, porque pensei que estava sozinha no pensamento de que ser chamado de tio/tia, apesar de meigo, destrói qualquer possibilidade de o professor ser reconhecido como o educador que, de fato, é.
Sei que há controvérsias, afinal a educação naturalmente se mistura com essa relação materna/paterna, mas aí é que está: não deveria se misturar. Não na escola.
No livro, o autor satiriza:
“Quem já viu dez mil tias fazendo greve, sacrificando seus sobrinhos,
prejudicando-os no seu aprendizado?”.
Diz ainda que:
“A professora pode ter sobrinhos e por isso é tia da mesma forma que qualquer tia pode ensinar,
pode ser professora, por isso, trabalhar com alunos. Isto não significa, porém, que a tarefa de ensinar transforme a professora em tia de seus alunos da mesma forma como uma tia qualquer não se converte em professora de seus sobrinhos só por ser tia deles. Ensinar é profissão que envolve certa tarefa, certa militância, certa especificidade no seu cumprimento enquanto ser tia é viver uma relação de parentesco. Ser professora implica assumir uma profissão enquanto não se é tia por profissão”.
Que pena não tive a oportunidade de me sentar numa mesa de bar e trocar umas ideias com Paulo Freire a respeito disso, mas fico satisfeita pelo fato de ele ter eternizado essas ideias em um livro, e mais feliz ainda porque encontrei o livro de graça na internet… 😛
Monique bom dia,
Gostaria que vc divulgasse o link que possui esse debate sobre professora sim tia não que vc mencionou acima. Bjs e muito obrigada desde já!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Vanessa. O link sobre o debate eu não tenho, pois era um programa de TV no canal GNT. Mas consegui o link do livro. Se quiser ler, é bem interessante.
Aqui está: https://construindoumaprendizado.files.wordpress.com/2012/12/paulo-freire-professora-sim-tia-nao-desbloqueado.pdf
CurtirCurtir