Todos os professores deveriam ler: Professora, sim. Tia, não.

freire
Clique aqui para baixar o livro.

Outro dia eu estava assistindo ao programa Saia Justa, no canal GNT. O debate em questão era a respeito do tratamento aos professores, que são carinhosamente chamados de ‘tia’ ou ‘tio’ pelos alunos.

Durante a entrevista foram citados trechos de um livro do Paulo Freire (Professora, Sim. Tia, Não). Fiquei em êxtase, porque pensei que eu estava sozinha no pensamento de que ser chamado de tio/tia, apesar de meigo, destrói qualquer possibilidade do professor ser visto e reconhecido como o profissional que ele é.

Sei que há controvérsias, afinal a educação naturalmente se mistura com essa relação materna/paterna, mas aí é que está: não deveria se misturar. Não na escola.

No livro, o autor satiriza: “Quem já viu dez mil “tias” fazendo greve, sacrificando seus sobrinhos, prejudicando-os no seu aprendizado?”. Diz ainda:

A professora pode ter sobrinhos e por isso é tia da mesma forma que qualquer tia pode ensinar, pode ser professora, por isso, trabalhar com alunos. Isto não significa, porém, que a tarefa de ensinar transforme a professora em tia de seus alunos da mesma forma como uma tia qualquer não se converte em professora de seus sobrinhos só por ser tia deles. Ensinar é profissão que envolve certa tarefa, certa militância, certa especificidade no seu cumprimento enquanto ser tia é viver uma relação de parentesco. Ser professora implica assumir uma profissão enquanto não se é tia por profissão.

Que pena não tive a oportunidade de me sentar numa mesa de bar e trocar umas ideias com Paulo Freire a respeito disso, mas fico satisfeita pelo fato de ele ter eternizado essas ideias em um livro, e mais feliz ainda porque encontrei o livro de graça na internet… 😛

Anúncios

2 comentários sobre “Todos os professores deveriam ler: Professora, sim. Tia, não.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s