1 ano, 5 meses e 15 dias

Essa é a pena que Mayara Penteado Petruso recebeu pelo crime de racismo contra os nordestinos através do Twitter, pena que mais tarde foi convertida no pagamento de R$ 500,00 + prestação de serviços comunitários (segundo informações do Diário do Grande ABC).

Um dos comentários que ela postou foi: “Nordestino não é gente. Faça um favor a São Paulo: mate um nordestino afogado”. A moça confessou ter publicado a mensagem depois que José Serra perdeu para Dilma porcausa da votação expressiva dos nordestinos.

Mayara não esperava que um comentário pudesse ter tanta repercussão. O contrangimento foi tamanho que ela abandonou a faculdade e mudou de cidade, além de ter permanecido reclusa por mais de 6 meses, por medo de sair às ruas.

Sim, a sociedade brasileira não pode tolerar nenhum tipo de manifestação preconceituosa. Por isso me causou um certo estranhamento quando li um artigo de opinião no Diário do Nordeste de ontem, escrito por A. Capibaribe Neto (Caderno Gente, pág, 2), no qual ele afirma que “ela não é uma vagabunda qualquer, não é uma menina de programa, nem filha de mãe desconhecida… pode até ter cara de vagabunda ou de menina de programa barato, mas não é… é uma mocinha cretina, metida a besta”.

Não foram os adjetivos ‘cretina metida a besta’ que me chamaram a atenção, mas duas outras coisas. Primeiro: o texto está execrando também a classe das “vagabundas” (dentro do conceito dele), das prostitutas e das pessoas que têm mães desconhecidas. Isso é preconceito. Segundo: Afirmar que alguém tem ‘cara’ disso ou daquilo é um pré-julgamento. Isso também é preconceito.

Enfim, nós, jornalistas, blogueiros, comunicadores, formadores de opinião, temos que ter o máximo de cautela quando estamos escrevendo movidos pela emoção. Caso contrário, seremos responsáveis por uma reação em cadeia e o preconceito será como uma bola de neve rolando, crescendo cada vez mais.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s