Razões pelas quais Acaraú precisa da CDL

Acaraú é uma cidade que tem como principais atividades econômicas a pesca, a pecuária, indústrias e turismo. Maior produtor de lagostas do Brasil, possui uma região de água escura, rica em nutrientes capazes de produzir um tipo especial de camarão, com qualidade superior, denominado Camarão da Costa Negra.

O comércio varejista local é bem diversificado e a cidade dispõe de um shopping com uma infraestrutura bacana, entretanto é possível observar que muitos problemas poderiam ser solucionados se os comerciantes tivessem a oportunidade (e a vontade) de se unir para levantar alguns questionamentos: a maneira mais eficiente de encontrar soluções é fazer as perguntas certas. Por exemplo: As vendas estão satisfatórias? No meu ponto de vista, não. Pelo menos não como deveriam ser, levando em consideração um município com a população e as características de Acaraú.

A equipe sabe receber bem o cliente? É eficiente? Bom atendimento é uma obrigação básica para qualquer empresa que almeja sucesso. Saber se comunicar, escutar e estabelecer empatia com os clientes, conhecer os produtos e serviços que a empresa oferece são ações extremamente importantes. É visível a falta de experiência no atendimento ao público. Em algumas situações é um excesso de timidez que pode ser minimizado com treinamentos e cursos de capacitação.

O horário de abertura dos comércios deve ser de acordo com a vontade do proprietário? No turno da manhã os horários variam entre 7h e 9h e à tarde, há quem reabra as portas a partir das 15h. Se isso traz benefício ou prejuízo, ao menos deveria ser pauta de um debate com o objetivo de chegar a um consenso.

Mercadorias expostas na calçada são atrativas para o cliente? Ao contrário, é algo que incomoda o tráfego das pessoas. Um fato preocupante é a exposição de alimentos perecíveis.

Um desafio que os comerciantes enfrentam, além da carência de qualificação profissional de seus colaboradores, é com a contratação de pessoal. As agências do SINE mais próximas são em Itapipoca e Sobral. As oportunidades de emprego acontecem através de pesquisa boca a boca entre clientes, amigos, familiares.

Além de possibilitar consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito, um programa que minimiza os efeitos da inadimplência, a formação de um grupo para compor a Câmara de Dirigentes Lojistas de Acaraú pode trazer inúmeros benefícios. Um grupo que trabalha coletivamente tem poder de voz e a força capaz de transformar.

Por essas e por outras é importante encontrar soluções conjuntas que contribuam para a qualidade e o desenvolvimento. Em Caruaru, a Câmara de Dirigentes Lojistas está promovendo um Concurso de Lojas Juninas, com o objetivo de incentivar a caracterização das lojas no período junino e, com isso, fomentar as vendas. O três primeiros ganhadores receberão premiação em dinheiro. Ideias como essa podem ser facilmente desempenhadas em qualquer lugar.

É preciso inovar sempre. Mudanças positivas são bem-vindas. Não vamos permitir que Acaraú alimente a Síndrome de Gabriela: “Eu nasci assim, eu cresci assim e sou mesmo sim, vou ser sempre assim…”

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s