O ar da cultura precisa ser respirado

Paralelamente a Feira de Produtos Artesanais e Industriais da Região da Ibiapaba, evento anual realizado na cidade de Ubajara, acontece o Circuito Ceará de Cultura, evento que tem como parceiros o SEBRAE, SESC, SECULT e Centro Dragão do Mar.

Entre os dias 24 a 26 de Agosto, na 18ª edição da FEPAI, SEBRAE e SESC inovaram com o estande de livros infantis para fomentar o hábito da leitura das crianças. O espaço também foi reservado para momentos de contação de histórias – um dos pontos fortes da FEPAI desse ano, eu penso. Provocar a curiosidade da criança é o primeiro passo para inseri-la no universo da leitura.

Utilizando a estrutura das Feiras, o Circuito Ceará de Cultura divulga os talentos regionais com espetáculos de dança, teatros, shows musicais e apresenta vídeos com cinema e documentários. No entanto, no meio de tanta coisa boa, um público tímido, escasso. Esse ar cultural poderia ser melhor respirado. As escolas deveriam ter uma participação efetiva de estudantes durante o Circuito —> isso é cultura grátis!

A cultura hoje ainda custa caro, mas já foi mais. Hoje, a disponibilidade é bem maior. Em qualquer banca de revistas, por exemplo, é possível encontrar livros de grandes pensadores, tipo Nietzsche, por menos de seis reais. A televisão, apesar de oferecer muito lixo, apresenta programas muito informativos. A internet nem se fala, o noticiário é quase tão rápido quanto os acontecimentos. O calcanhar de Aquiles é a inabilidade dos adolescentes em lidar com tanta informação e por conta disso perdem um tempo precioso com o lixo virtual.

É preciso ser mais seletivo com a avalanche de informações que aparecem, é importante saber separar o que é bom do que não é e descartar o que for inútil. Aproveitar as oportunidades e participar das diversas facetas da cultura é essencial, porque isso é o que alimenta a alma.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s