A Ibiapaba das Rosas

Para o Folha Ubajarense, edição 2, ano 2006

A Ibiapaba não tem mar, mas saiba por que ela é considerada um mar de rosas

buddyrosaNo passado, a agricultura se limitava apenas à subsistência humana. Com o desenvolvimento das sociedades, essa atividade foi descoberta como excelente oportunidade de negócio sujeita à mesma dinâmica dos demais setores econômicos. Na Serra da Ibiapaba, essas oportunidades se transformaram em realidade através do agronegócio no segmento de rosas e algumas empresas já trabalham com o mercado externo.
O clima serrano possui uma luminosidade ideal para o plantio de rosas: 12 horas de sol por dia. Além disso, as médias de temperatura no local variam entre 17° C à 30° C. Nas regiões mais quentes, as roseiras florescem pratica-mente o ano todo, mas a durabilidade das plantas diminui e a qualidade é inferior. As estufas, onde se encontram as roseiras, são ambientes fechados ou semi-fechados, que possibilitam a proteção das plantas contra a chuva, auxilia no controle de pragas e doenças, entre outras vantagens.
Em Ubajara, esse potencial foi encontrado e minuciosamente trabalhado pelos empreendedores que atualmente investem nesse setor:

Cauim Flora Ltda (de Walter Feichtinger) – possui uma área de 0,5 ha. plantados de rosas e gipshofila. Conta com 8 funcionários e está localizado no Distrito de Jaburuna.
Swartt (de Patrícia Swartt) – possui uma área de 2.66 ha. de rosas vermelhas, variedade Ipanema, com possibilidade de expandir para 15 ha. caso a demanda de exportações aumente. A área tem potencial para abrigar 40 hectares de plantio e está localizada na Cachoeira do Boi Morto.
Antônio Augusto Pereira de Sousa, gerente do Agropolo da Ibiapaba, possui uma área de 0,3 hectares da Rosa Carola, no Sítio Cachoeira, com projeto de ampliação para o próximo ano.
Minoru Mikawana, do Grupo Migos e Migas da Internet, em contato com os internautas de Ubajara, percebeu o potencial da região para o plantio de flores, adquiriu um terreno e já deu início às primeiras mudas de orquídeas. A Associação Florescer, grupo de 20 famílias da localidade de Japitaraca, no Jaburu, está iniciando o plantio de 1 ha. de estufa da Flor de Gérbera, com apoio da Reijers. O projeto é para 10 hectares.
Reijers Agrofloricultura (de Geraldo Reijers) – totaliza 6 ha plantados de rosas: carola, attracta, braziliam leite, ambiance, primadonna. Está situada no Jaburu. O projeto final totaliza 50 hectares e conta atualmente com 70 funcionários.
Na cidade de São Benedito estão localizadas as empresas de rosas que foram as precursoras da Ibiapaba: a Cearosa Comercial Exportação e Importação de Flores, fundada em 15 de dezembro de 1999 na cidade de São Benedito, atualmente tem 5,5 hectares de rosas plantadas em estufa, de variedade Carola, Salmone, Avalanche, Prima Donna, Shocking Versília, Ambiance, Chaïm Soutine, Attaché, Eliza, Hot Princess e Concorde. Desde o início do projeto, a organização tem feito um processo de reflorestamento. Já foram plantados na fazenda mais de 2.000 pés de “Nim”, planta originária da Índia, que é muito utilizada por suas propriedades medicinais e excelente inseticida e fungicida natural. Além dessas, 1.500 pés de “Acácia Africana” e 1.000 de “Sansão do Campo”, plantas que protegem o plantio contra doenças. A produção de flores da Reijers de São Benedito foi iniciada em 2000, um moderno projeto de produção de rosas para exportação no estado do Ceará. A empresa Flora Fogaça, na mesma cidade, também produz a variedade gérbera em estufa e crisântemos em campo aberto.

Explorar o potencial de uma região, contribuindo para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, como fazem as empresas aqui citadas, é o tipo de desenvolvimento conscientizado que os brasileiros precisam para viver com mais qualidade. Hoje, a Ibiapaba é conhecida mundialmente pelo cultivo de rosas, uma praia de pétalas no coração da Serra.

Anúncios

Um comentário sobre “A Ibiapaba das Rosas

  1. Nós do Instituto Federal do Ceara campus Iguatu, adoramos este seu site e achamos que ele ficaria perfeito se tivesse imagens da cerosa de Ibiapaba principalmente da empresa swart.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s