A atividade jornalística vista de perto

O céu fica com aquele azul de photoshop quando um repórter fotográfico entra em cena – se for dia, porque se for noite as estrelas brilham como gifs animados. Não é pra menos. Se o repórter fotográfico sabe, o jornal sabe. Se o jornal sabe, todos ficam sabendo daquele acontecimento.

Mas a atividade jornalística também desagrada e algumas pessoas infelizmente levam para o lado pessoal, o que está muito longe de ser.

O Redator muitas vezes é odiado por não citar o nome de todas as pessoas envolvidas naquele acontecimento ou sintetizar um fato. Para ser lido na íntegra, o texto deve ser atraente, objetivo, conciso. Uma listagem enorme de nomes polui o texto, torna a leitura cansativa e parecida com uma Ata: “aos treze dias do mês de maio, estiveram reunidos na Câmara de Vereadores os senhores Fulano de Tal, Beltrano de Tal, Cricrano de Tal…”.

O Editor é odiado quando não seleciona aquela, exatamente aquela foto que você queria ver no jornal. O editor não odeia você, ele apenas tem o compromisso de selecionar as imagens que mais se harmonizam com o conteúdo da matéria.

O Fotógrafo, por unanimidade, é o mais amado. As pessoas geralmente só sentem gana de trucidar o fotógrafo quando a imagem já está impressa. “Detestei essa foto”, muitas vezes quer dizer “Fiquei muito gorda nessa foto”. Quando a Nikon lançar uma máquina fotográfica emagrecedora eu vou ser a primeira a comprar e logo em seguida fazer a minha própria sessão de fotos. Enfim, não odeie o fotógrafo, faça uma dieta.

O Diagramador é quem monta os textos e as imagens no computador, utilizando softwares do tipo Corel Draw. Como ele tem um espaço limitado, algumas alterações por vezes são necessárias, como por exemplo, cortar ou acrescentar frases – e isso pode causar desconforto,  mas um bom diagramador deve comunicar essas alterações ao interessado e então todos vivem felizes para sempre. O Diagramador opera milagres e deveria ser canonizado como santo quando passasse dessa pra melhor.

Por fim, confie nessas pessoas. Elas só querem o bem de todos e a felicidade geral da nação.

Monique Gomes – Repórter Fotográfica, Redatora, Editora e Diagramadora de Jornal impresso.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s