Grilo, do latim grillus

icone_griloEu sabia que chegaria o dia em que eu escreveria sobre ele. Tudo acaba em Blog. Aposto que você também já foi surpreendido às três da manhã com a melodia de um grilo. O que você fez? Estava tão bêbado de sono que respirou fundo e tentou dormir, ou arregaçou as mangas e foi à caça do bicho? Em qualquer uma dessas opções, o resultado é uma noite mal dormida por culpa de um grilo, um mísero grilo.

O infeliz escolhe a hora mais silenciosa da noite pra cricrilar, parece até provocação. Diz a ciência que eles cantam para atrair as fêmeas para a reprodução e o barulho é menos estridente quando a grilinha está por perto e se inicia a paquera. Que mau gosto, eu prefiro violão.

Acho que julho é o mês dos grilos, assim como maio é o mês das noivas, porque aqui em casa eles aparecem todos os dias. Já até pensei em montar um negócio lucrativo e exportar pra China – acho que é lá que eles usam o grilo na gastronomia.

Incontáveis são aqueles em que eu já dei cabo, depois da madrugada que passei em claro. Uma chinelada impiedosa e a consciência tranqüila. Matar grilo é bem mais fácil que matar barata. A barata é mais astuta, ágil. Tem que ter muita técnica pra matar barata. O grilo é meio chapado, não tem percepção de presença como ela, mas há exceções. O finado que ora se encontra ali, ao lado do meu aparelho de ginástica, pulou alto antes da morte. Eu só consegui esmagá-lo na terceira tentativa, com meu chinelo inexorável.

Nunca esqueci de uma cena hilária que aconteceu na aula de Ecologia na faculdade de Turismo. O professor, descendente de japonês, tinha um português puxado pra caramba e era um entusiasta ambientalista acima de todas as coisas. Um grilo saltou cricrilando perto da minha colega do lado e ela não pensou duas vezes, levantou o pé e mandou o grilo pro além. O professor, indignado, protestou, com aquele jeitinho de falar meio atravessado e extremamente pausado:
__ Maria Rita… por que… você… fez isso…, Maria Rita?…
__ Ow, professor, me desculpe! – ela, arrependida, não por ter matado o grilo, mas por ter feito isso na frente dele.
__ Não é a mim… que você… tem que pedir… desculpas, Maria Rita…
Silêncio geral na sala. Eu levanto, apontando para o grilo, e ordeno, toda autoritária:
__ Pede desculpa pro grilo, Maria Rita!

Veja como são as coisas. No passado, entrei na defesa de um grilo.
Hoje, me tornei serial killer profissional.

Anúncios

Um comentário sobre “Grilo, do latim grillus

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s