Banda Forró Superid, mad in Ubajara

* Matéria do Jornal Folha Ubajarense, Edição n. 4 Set/2005.

Qual é a fórmula do sucesso ? Se juntássemos talento, determinação e trabalho, chegaríamos a uma equação aproximada dessa fórmula ?

A Banda de Forró Superid, formada por músicos de Ubajara, é um grupo que conquistou o público porque juntou os três ingredientes citados acima e uma pitada de “algo mais”. Tudo começou em 1992 com o sonho de cinco adolescentes: Júnior Vasconcelos (percussão) , Marcelo Silva (violão), Márcio Silva (teclado), Rodrigo Aguiar (bateria) e Leandro Mesquita (vocal), que, envolvidos pelos mesmos ideais e influenciados pelo som pop rock de bandas como Legião Urbana, resolveram se dedicar à música.

Os primeiros ensaios do grupo – que foi batizado de “Banda Opção”- acon-teciam na casa do baterista, Rodrigo Aguiar. As dificuldades enfrentadas foram muitas, principalmente na aquisição de equipamentos musicais, que foi conquistada através da iniciativa de amigos e patrocínio de empresários locais, com assessoria de Nazion Freire. “Tudo começou como uma brincadeira, aprendemos a tocar os instrumentos sozinhos. O Marcelo era o mais habilidoso do grupo e nos ensinava a tocar violão”, afirmou Júnior, ex-percussionista e atual empresário da banda.

Percebendo a necessidade de dar um nome de maior destaque para a Banda, em uma das reuniões do grupo, Márcio Silva, tecladista conhecido entre eles como “Popó”, sugeriu a idéia do nome SUPERID, pelo fato de ter lido algumas teorias de Freud em que o autor trata de “ego, superego e id”, sendo ID a parte animal do homem, o princípio do prazer. O nome, então, foi acrescido do prefixo SUPER, sugerindo um “super princípio do prazer”.

O primeiro convite surgiu e foi em 1992 que o grupo fez sua estréia na Praça do Relógio, ao som de Legião Urbana, com a música: “Ainda é cedo”. Em 1994 aconteceram várias mudanças como a chegada do vocalista Moacir Pantera substituindo Leandro Ribeiro e a transferência do tecladista Márcio Silva para a mesa do controle de som. Os convites foram aumentando e.os meninos naturalmente se aperfei-çoando, chegando à fase de mais maturidade do grupo, com o contrato para tocar em uma festa na União Operária de Ubajara, no dia 16 de Agosto de 1995, data que o grupo considera como o primeiro trabalho de nível profissional.

Por ser o forró o ritmo típico do Nordeste, a Banda Superid investiu com afinco nesse estilo, com repertórios de sucesso, contratação de dançarinos e dos vocalistas Cristiane, Leik e Kelly. “Sonho Azul”, “Solidão” e “Melô do Bêbo” são músicas de autoria do grupo, sendo a última a mais pedida. Em agosto desse ano a Banda completou 10 anos de atividades e hoje tem a admiração de muitos fãs espalhados pelo Nordeste e três comunidades no Orkut.

O “algo mais”, citado no início dessa reportagem, é o diferencial que a Banda Superid tem de fazer de uma simples festa, um verdadeiro show. A custa de muito trabalho, esses jovens conseguiram renovar todo o equipa-mento musical, adquiriram novos efeitos de iluminação, três telões que fazem o efeito visual com diversas imagens atrás do palco e um ônibus que foi totalmente personalizado ao estilo da banda, além do caminhão que transporta os equipamentos.

O primeiro dvd foi gravado em Teresina recentemente e tem previsão para ser lançado no início de outubro nas lojas da cidade. O próximo projeto da Banda Superid é gravar o 3º cd com o produtor Dorgival Dantas, provavelmente no início do ano.

E quanto ao bom e velho rock and roll ? Não foi abandonado. A Banda Superid sempre inova os shows tocando um rock… em ritmo de forró.

14 comentários sobre “Banda Forró Superid, mad in Ubajara

  1. Ola amigos conterraneos,gostaria de parabenizá-los por este maravilhoso grupo de sucessos no nordeste e no brasil.
    sou filho d ubaj mas moro no df há d 20 anos mas nunca esqueço deste meu povo,dest minha gente.Obrig por levar minha cidade a todo br atraves da musica
    Gostaria d sab se é possivel vcs me enviar pelos correios alguns dcs mais tocados me ubaj ficarei muit grato a todos vcs
    Q deus abençoe a todos e até…
    Um abaço em toda equipe e beijos nas vocalistas e daçarinas

  2. Vocês são uma banda simplismente maravilhosa.
    Sei como é esse negocio de banda porque trabalho nesse rumo, meu pai tem um grupinho de seresta.
    Pois sonho em vê um dia a metaleira da superid.
    Eu toco trombone de vara também além de cantar.

    Beijos:Tayane araújo':<

  3. tá enganado cunpade, superid num acabow e nem vai acabar viw fie, dexa de ser otário pois é umas das bndas mais antigas de forró do brasil, e uma das mais queridas tbm, aonde passa arrasta multidões…. tá bom pra ti agora tá chiquin…..?!

  4. sucesso em 2011.parabens pra todos vcs, sempre acompanhei a caminhada da banda , abastecendo os bares das festas que vcs tocam que e recorde de vendas. saudades daquelas festas que a banda tocava nas escolas de ubajara e regiao. wilderlan , deposito de bebidas o dada.

  5. A formúla principal da supeid era a cantora linda maravilhosa KELLY e ainda junto c/o carlinhos estouadão,leik, cristiano ou o Pedro Júnior era ainda + e mais formulada. TODOS Sairão a superid ficou menos tocada pelas as regiões Nordestinas,só tenho a lamentar pela a ausencia dos mesmos e tbm pela superid. Antes aqui em JOAQUIM PIRES as duas bandas de forró mais querida pelo povo joaquimpirenses era somente: SUPERID E EXPLOSÃO DO SOM. HJ atualmente a mais tocada e arrasta multidões é A PAIXÃO DO BRASIL Banda Explosão do som. E já imaginou se o empressário da explosão contratasse a KELLY ,ia da só FLAVINHO BOY E KELLY SIQUEIRA em fim só EXPLOSÃO DO SOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SÉM FALAR QUE A BAIANA É A VERDADEIRA MUSSA DA SUPERID ,DEPOIS DA KELLY!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. falai galera do forro superid estou procurando os primeiros cds de vcs os do começo da banda mais ainda ñ encontrei queria uma dica de vcs aonde eu poderia encontrar.valeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s